domingo, 14 de dezembro de 2014

Miles Davis Plays the Compositions of Al Cohn


Miles Davis Plays the Compositions of Al Cohn é um tributo de Miles para o famoso Al Cohn, apelido de Alvin Gilbert Cohn, um grande compositor e saxofonista norte-americano que começou sua carreira 1940 e tem seu trabalho permeado de Cool Jazz, Bebop e Big Band.
Estre tributo foi lançado em 1953. Anos mais tarde ele estaria presente, inteiro, no disco Miles Davis and Horns, de 1956, que é toda uma compilação de uma fase da presença de Miles na Prestige Records no começo da década de 50. Então, se for pra ter um disco, compre o Miles Davis and Horns. Agora, se você for um colecionador, nem adianta te convencer do contrário, você vai querer os dois discos de qualquer jeito, mesmo se todas as músicas em um estiver presente no outro.
O disco tem uma importância histórica e biográfica. A ideia de fazer esse disco partiu do produtor da Prestige Records, Bob Weinstock, com a intenção de ajudar o Miles Davis que, na época, estava lutando contra as drogas e que não gravava nada há mais de um ano. A última gravação de Miles foi algumas canções para Blue Note Records e, por muitos meses, havia abandonado completamente a atividade musical.

O curioso nessa história é que Al Cohn não gostava de Miles Davis, apenas aceitou a gravação do disco pois precisava de dinheiro e Bob Weinstock lhe pareceu confiável, ia colocar um bom time de músicos para executar suas músicas. Além do talento Bob queria formar uma banda com músicos que não estivessem envolvidos em drogas, com medo de Miles possa ter alguma recaída durante as gravações. Além de John Lewis e os veteranos do bebop Kenny Clarke e Leonard Gaskin, dois saxofonistas foram incluídos para fechar o septeto, Zoot Sims além do próprio Al Cohn.
As quatro peças executadas no disco são Tasty Pudding , Floppy, Willie the Wailer e For Adults Only.

Nenhum comentário:

Postar um comentário