quinta-feira, 16 de outubro de 2014

The New Sounds - Miles Davis


New Sounds é um disco lançado por Miles Davis em 1951.
Esse disco particularmente representa uma pequena fase tumultuada para Miles. O trompetista teria ficado desapontado com sua gravadora anterior, a Capitol Records, que, depois das vendas das gravações feitas entre 1949 e 1950, não tinha oferecido nada de novo ao incansável Miles.
Em uma apresentação feita em Chicago junto com ninguém menos que Billie Holiday, Miles consegue um acordo comercial com a Prestige Records, uma gravadora nova (que tinha começado com o nome de "New Jazz"),  fundada em 1949 por Bob Weinstock e que iria escrever seu nome futuramente na história da música dando voz a gente do nível de John Coltrane, Sonny Rollins, Thelonious Monk e, lógico, o próprio Miles Davis.
A parceria com a Prestige Records iria durar mais ou menos 5 anos até Miles assinar um contrato com a Columbia Records em 1955.
New Sounds, lançado nesse período, foi gravado com Art Blakey na bateria, Tommy Potter no contrabaixo, Walter Bishop Jr. no Piano, Sonny Rollins no Sax Tenor, Jackie McLean no Sax Alto e, óbvio, Miles Davis no trompete
Participaram também do disco Charlie Parker e Charles Mingus fazendo cada um uma parte na música Conception (eles não foram creditados), Parker no Sax Tenor e Mingus no baixo.
Durante a gravação conta-se que Charlie Parker assistia a tudo, especialmente as execuções do seu companheiro de instrumento, Jackie McLean. A constante presença dele chegou a intimidar o saxofonista fazendo com que ele dissesse irritado a todos que seria a primeira e última vez que ele gravaria com o grupo.
Entre um estresse e outro o disco sai, em Outubro de 1951, com 4 músicas.
O disco começa com músicas que não deixam brechas para fôlego, Conception (composição de George Shearing) e Dig (de Miles Davis). Nessas musicas se destaca a performance do baterista Art Blakey.
Depois de duas músicas bem agitadas temos uma mais lenta, My Old Flame (composição de Sam Coslow e Arthur Johnston) e termina com It's Only A Paper Moon, uma canção popular escrita por Harold Arlen, em 1933, com letra de EY Harburg e Billy Rose. A versão desse disco é uma versão instrumental.
Embora possa ser considerado um trabalho menor e muito pouco comentado trata-se de um material pesado e, com certeza, de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário