domingo, 12 de outubro de 2014

Birth of the Cool - Miles Davis


Birth of the Cool (comprar o disco) é um disco que reúne algumas músicas do Miles Davis num período que vai do final da década de 40 até metade da década de 50.
O disco tem uma dialética musical interessante, trabalhando com contrastes agradáveis, caminhando entre levadas mais suingadas suaves, não histriônicas e momentos melancólicos de altíssimo nível.
Muitos tem esse disco como o nascimento oficial do chamado "cool Jazz" (Birth of the Cool é um nome muito sugestivo para isso inclusive).


Miles Davis e Gil Evans

Não podemos ser levianos e creditar todo o nascimento dessa obra apenas a Miles Davis desconsiderando a crucial importância de Gil Evans que, em meados da década de 40, atuou como conselheiro para um grupo de músicos que se reuniam em seu pequeno apartamento em Nova York acima de uma lavanderia chinesa e que foi crucial para a gênese deste disco.
Miles Davis esta época buscava talentos para compor seu pequeno e alternativo grupo de músicos de Jazz. Em 1947 ele conseguiu reunir uma turma, formando a Miles Davis-Capitol Orchestra que, rapidamente, partiu para ensaios e experimentos que começaram a ser realizados no ano seguinte.

O caminho de Miles e Gil Evans se cruzaram e o destino foi generoso com todos nós.

Como dito no blog de  Djacir Dantas, Gil era uma figura extravagante: alto, magro, um dos primeiros brancos a frequentar as sessões de bebop, onde se sentava em um canto, atento, e de vez em quando mordiscando uma rodela de cenoura com sal.
O primeiro contato que Evans teve com Miles Davis foi para achar um interprete para uma de suas composições, “Donna Lee”. O trompetista cedeu, mas disse que, em contrapartida, queria uma cópia do arranjo da banda de Thornhill para a música “Robin’s Nest”. Ele queria estudá-lo. Na conversa que se seguiu, as afinidades musicais afloraram.

A partir daí, Miles passou a frequentar o apartamento de Gil Evans. Localizado na rua 55, bem perto da 52, onde se concentravam as casas de jazz, o pequeno apartamento era um ponto de encontro de jazzistas. Dizzy Gilespie, Charlie Parker, Gerry Mulligan, Max Roach, Lee Konitz, John Lewis, George Russell, John Carisi e Blossom Dearie eram outros visitantes assíduos.

Temos ai a gestação de Birth of the Cool, Evans como arranjador e compositor de algumas músicas, deu todas as condições e suporte para a expressividade de Miles.

Visão geral do disco

Temos um interessante efeito de melodias ágeis e velozes e ao mesmo tempo uma atmosfera relaxante. A concisão dos arranjos de Evans levava o grupo a soar como se estivesse um número menor de integrantes. Essa concisão já aparece em Move, na ótima Jeru (composição de Gerry Mulligan, com um ótimo solo de Miles).
Moon Dreams é o destaque do disco pra mim, uma lindíssima balada feita com seriedade erudita e andamento arrastado.
Venus de Milo volta ao suingue dos dois primeiros temas, seguida de Budo, com sua ótima levada de bateria, Deception, Godchild, Boplicity (creditada a mãe do próprio Miles), Rocker, Israel e Rouge (esta com uma belíssima textura de piano) e terminando com Darn that Dream, a única faixa que você encontra vocais, de Kenny Haggood.
A parceria de Miles Davis, seu noneto e a inegável contribuição de Gil Evans fez desse disco o que ele é hoje, um clássico absoluto e inquestionável.

Moon Dreams:


Darn that Dream




Nenhum comentário:

Postar um comentário